Home
Home Vem caranvaval

Vem,
Carnaval!

Ideias para quem quer curtir a folia no conforto do lar

Conhecido como o feriado mais animado do ano, o Carnaval é uma festa que tem a cara do Brasil. Durante os dias de folia, ruas, clubes e praças ficam lotados de pessoas dispostas a espantar a tristeza no ritmo das marchinhas.

Caso você deseje fugir do grande movimento sem perder a alegria, uma boa ideia é preparar uma festa em casa. Não importa se for grande ou pequena; o importante é colocar todos os convidados no ritmo da folia. Para essa missão, conversamos com a produtora de eventos Débora Servo e separamos algumas dicas para organizar uma festa animada e inesquecível para todos.

Dicas para organizar uma festa de Carnaval

#01
Escolha o local ideal

É importante escolher um ambiente com espaço para pular e onde o chão seja nivelado, para evitar acidentes. Caso seja dentro de casa, o ideal é tirar alguns móveis para criar uma pista de dança. Se tiver área externa com uma proteção do sol ou da chuva, melhor ainda.

Se a ideia é deixar o clima carnavalesco para as crianças, enquanto os adultos desfrutam o período para confraternizar com os familiares e os amigos, o ideal é pensar em dois ambientes separados. Nesse caso, é fundamental ter um adulto a uma distância segura, supervisionando a brincadeira das crianças, para evitar acidentes.

#02
Chame as crianças para ajudarem nos preparativos

Uma das melhores etapas da festa são os preparativos. É a oportunidade perfeita para as crianças extravasarem a criatividade na confecção das fantasias, na decoração, na elaboração de convites e lembranças.

#03
Invista na decoração

Carnaval é sinônimo de brilho e muitas cores! Na decoração, vale investir em paetês, bexigas e máscaras coloridas para deixar o ambiente no clima da folia. Itens clássicos, como o guarda-chuvinha de frevo – dança típica pernambucana – e a cortina de fitas metálicas, complementam o visual. A produtora indica deixar à mão dos convidados alguns adereços para estimular a brincadeira. “O ideal é ter itens bem visíveis e ao alcance de todos. Máscaras e plaquinhas engraçadas servem como parte da decoração e ainda deixam as fotos mais divertidas”, diz Débora.

Pare e reconecte-se

#04
Planeje o cardápio

Para combinar com o clima carnavalesco, o ideal é um cardápio leve e refrescante. Prepare bebidas coloridas e pratos que possam ser consumidos com a mão, para ter tranquilidade de se movimentar.

Mas, caso os adultos estejam em um ambiente mais reservado e tenham deixado a folia apenas para os pequenos, nada impede uma escolha de cardápio que agrade a todos os convidados.

#05
Aumente o som

A trilha sonora é um item crucial para uma festa de Carnaval. É importante pensar em músicas que animem tanto as crianças quanto os adultos. Além de ritmos populares que fazem todo mundo sair da cadeira, como o axé e o samba, no quesito musical não podem faltar as marchinhas. Nos serviços de streaming de música, como o Spotify e Deezer, existem playlists tanto de marchinhas tradicionais quanto com hits mais atuais.

Pare e reconecte-se

#06
Atividade para todos

Pense também em atividades que integrem os convidados. Dependendo da quantidade de crianças, é possível optar por um brinquedo ou uma equipe de recreação. “A criançada também vai adorar entrar na folia, desde que seja monitorada por adultos”, destaca Débora.

#07
Ouse nas fantasias

Não há nada mais emblemático no Carnaval do que as fantasias. Pode ser algo mais elaborado ou improvisado: na escolha do look, o que não pode faltar é muito brilho, cor e muita criatividade.

Para as crianças, as opções mais comuns são super-heróis, princesas e palhaços. E claro: os personagens de desenhos animados também são uma excelente escolha! Já os adultos podem escolher fantasias práticas e fáceis de produzir, como de pirata ou anjo.

Uma alternativa é investir em acessórios, como tiara de unicórnio, com flores ou com orelhinhas.

Pare e reconecte-se
Home

Benefícios da musculação

Como a modalidade pode aumentar a força e a resistência da musculatura

Para aguentar os quatro dias de festa com fôlego e muito samba no pé, o ideal é fazer, nos dias que antecedem o Carnaval, atividades físicas que aumentem a força e a resistência da musculatura.

Nesse sentido, reconhecida por ser uma das modalidades mais versáteis, a musculação atende a diferentes objetivos, relacionados à saúde e também à estética. Renata Duran, coordenadora da Academia Ecológica Ecofit, ressalta que, por ser uma prática individual, a atividade permite um atendimento personalizado. “A principal vantagem é a possibilidade de um treino específico para cada praticante, o que permite personalizar os exercícios conforme os objetivos, as necessidades e as limitações de cada aluno”, explica.

Com essa prática, ocorre uma melhora na resistência muscular, prevenindo lesões ao fortalecer tendões e ligamentos

Benefícios da Musculação

Entre os benefícios da modalidade, destacam-se aumento da massa magra e da densidade óssea, diminuição da gordura corporal, melhora da flexibilidade e do equilíbrio e fortalecimento das articulações. Outro diferencial é o alto gasto calórico, não apenas no momento do treino, mas, também, com efeito até 48 horas após a prática da atividade física.

Além de a musculação trazer mais disposição, tem papel fundamental como complemento da preparação física para atividades de alto rendimento.

Benefícios da Musculação

Rafael Oliveira, professor da Ecofit, explica que, com essa prática, ocorre uma melhora na resistência muscular, prevenindo lesões ao fortalecer não só tendões e ligamentos, mas, também, ao aumentar a capacidade do músculo de resistir à alta demanda dos treinos.

Sendo assim, a musculação é uma ótima atividade para promover resistência ao corpo! Então, que tal se exercitar hoje mesmo já pensando na preparação para curtir ao máximo o Carnaval?

Novo App Cartão Lopes

Viagem bem-planejada

Descubra como a tecnologia pode ajudar a organizar viagens

Para muitas pessoas, o feriado de Carnaval é um dos momentos mais aguardados do ano. Seja para descansar ou cair na folia, os quatro dias de folga são um convite para viajar.

Embora planejar uma viagem seja trabalhoso, cada vez mais a tecnologia tem ajudado as pessoas nessa missão. Os aplicativos de turismo, por exemplo, se destacaram nos últimos anos ao oferecerem inúmeras vantagens. Em alguns serviços, é possível encontrar passagens mais baratas, reservar a hospedagem e até compartilhar bagagens.

Os aplicativos de turismo, por exemplo, se destacaram nos últimos anos ao oferecerem inúmeras vantagens

Paula Rebouças, country manager do TurismoCity, buscador de voos com desconto,  explica que, para aproveitar melhor as vantagens oferecidas pelos aplicativos de turismo, é preciso pesquisar o destino com antecedência. Até mesmo em feriados prolongados, como o Carnaval, é possível encontrar boas opções se a consulta for feita antecipadamente. “Essa pesquisa pode ser feita de um a dois meses antes da data prevista, para se certificar das oscilações dos valores”, diz.

Apesar de os aplicativos serem criteriosos ao selecionarem as empresas parceiras, importante o viajante ter alguns cuidados antes de contratar. Uma dica é conferir a opinião pública em sites que registram experiências de consumidores, como o Reclame Aqui. Nele podem ser verificadas as queixas mais comuns dos clientes e também é possível saber se a empresa tentou resolver o problema ou não.

Criança segura No carnaval

Saiba como garantir a segurança dos pequenos foliões

Para as crianças, o Carnaval é um momento mágico, repleto de diversão, lindas lembranças e boas histórias para contar. No entanto, para garantir que a brincadeira seja segura, é necessário haver atenção e supervisão constante de um adulto. Confira as recomendações da ONG Criança Segura para deixar os pequenos caírem na folia sem riscos. 

Atenção especial a botões e pequenos ornamentos, que podem se soltar da roupa e ser engolidos pelas crianças pequenas, causando o sufocamento

Escolha o lugar com atenção

Antes de se jogar na folia, é importante saber detalhes do local da festa, para garantir a segurança dos pequenos. Caso seja em um salão de festas, será preciso observar se o piso é escorregadio, se o acesso às escadas é protegido e, ainda, se as janelas possuem telas ou grades de proteção. Já se o evento acontecer na rua, é essencial assegurar que o acesso ao local esteja fechado para carros. 

Pare e reconecte-se
Com que roupa eu vou?

Na hora de escolher a fantasia, evite roupas com cordões ou o uso de correntes no pescoço, pois as crianças podem se prender em algum lugar. Atenção especial a botões e pequenos ornamentos, que podem se soltar da roupa e ser engolidos por crianças pequenas, causando o sufocamento.

Cuidado com os sapatos

Carnaval é momento de a criançada correr, pular, dançar e brincar livremente. Para evitar quedas, os sapatos devem ser seguros e ficar firmes nos pés. No caso dos tênis, tenha atenção redobrada, para que os cadarços fiquem sempre muito bem amarrados.

Pare e reconecte-se
Atenção para evitar intoxicação e engasgamento

Confete, serpentina, espuma, tatuagens temporárias, tinta e glitter são produtos comuns usados para aumentar a diversão dos pequenos durante a folia. Porém, é necessário observar se são atóxicos e hipoalergênicos. Evite deixar a criança entrar em contato com artigos de procedência duvidosa e, ainda, verifique se têm o selo do Inmetro ou a aprovação da Anvisa. 

Fique atento com a hidratação

Com as altas temperaturas que costumam ocorrer neste período do ano, é fundamental que os responsáveis pelas crianças não se esqueçam de oferecer água constantemente, para evitar desidratação. Também devem ter alguns cuidados especiais com a alimentação dos pequenos foliões. O indicado é a ingestão de alimentos leves e refrescantes. Mas se lembre: na hora de comer, é recomendável que a criança esteja parada e calma, para que mastigue bem e devagar os alimentos, evitando, assim, engasgamento.

Carnaval em São Paulo!

Opções para todos os estilos e todas as idades na capital paulista

Bloco de Rua

Grito de carnaval

Quem mora em Guarulhos não precisa se deslocar até a capital para curtir o Carnaval. A expectativa dos organizadores é reunir 20 mil foliões nos blocos em Guarulhos. Para isso, a prefeitura dará apoio logístico, com banheiros químicos e gradis, além de reforçar a segurança com a Guarda Municipal.

Mais Informações

Espetáculo

Carnaval Palavra Cantada

Formado pela dupla de músicos Paulo Tatit e Sandra Peres, o Palavra Cantada promete animar os pequenos foliões no Tom Brasil, no dia 15 de fevereiro, às 15h. Os arranjos viajam nos ritmos brasileiros e exploram a percussão como chave para chamar a atenção das crianças, que cantam junto cada verso das antigas e as novas canções.

Mais Informações

Evento

Desfile Grupo Especial

O Carnaval de São Paulo é um dos maiores do país. São dezenas de escolas de samba que passam pelo Sambódromo do Anhembi, e os visitantes têm a chance de acompanhar a festa de perto. Os valores variam de acordo com o setor e o dia escolhido.

Mais Informações

E para fugir da folia

Evento

A Viagem do Doutor Dolittle

Comédia

Estrelado por Robert Downey Jr., no papel de Doutor Dolittle, o filme conta a história de um competente físico que vive e cuida de vários animais e afirma que consegue até se comunicar por meio de palavras com eles. Com estreia prevista para 20 de fevereiro, o filme é uma ótima escolha para quem quer fugir um pouco da folia.

Home

Mais energia para aproveitar o Carnaval

Para aguentar os dias intensos de folia, é importante escolher alimentos refrescantes e que tenham também efeitos energizantes. Separamos algumas receitas para ajudar você a ter energia de sobra para curtir a festa.

Suco energizante pré-festa

Do chef Matheus Freiha, do Dieta Bistrô

Ingredientes
  • 1 colher (sopa) de beterraba ralada
  • 1 colher (sopa) de cenoura ralada
  • 1 copo de água de coco
  • ½ laranja
  • 1 colher (sobremesa) de chia ou linhaça
  • ½ colher (sobremesa) de mel
Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir em um copo com duas pedras de gelo.

  • Rendimento: 1 porção
  • Tempo de preparo: 5 minutos
  • Dificuldade: Fácil

Peixe com crosta de castanha-de-caju

Ingredientes
  • 4 ou 5 filés de peixe (700 g de namorado, robalo ou badejo)
  • 150 g de castanhas-de-caju sem sal
  • 1 dente de alho
  • Suco de ½ limão
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • Sal e pimenta
  • ¼ de copo de cebolinha bem picada
Modo de preparo

Preaqueça o forno a 200°C e forre uma assadeira com papel-manteiga ou papel-alumínio. Arrume os filés de peixe na assadeira e salgue-os levemente. Reserve.

Em um processador ou liquidificador, coloque as castanhas-de-caju, o dente de alho, o suco de meio limão, o azeite e uma pitada de sal. Misture até formar uma pasta grossa.

Prove o tempero – ajuste com mais sal e suco de limão se necessário. Acrescente a cebolinha bem picada e misture com uma colher. Coloque sobre cada filé um pouco de pasta, pressionando ligeiramente para grudar bem no peixe.

Leve ao forno preaquecido a 200°C por 15 minutos ou até o peixe estar opaco e cozido. Sirva quente.

  • Rendimento: 4 porções
  • Tempo de preparo: 30 minutos
  • Dificuldade: Média